Utilizando tecnologia IoT (Internet das coisas) em combinação com uma solução de gerenciamento de tarefas pode ser um meio poderoso de fazer as operações em loja serem mais eficientes. Sistemas inteligentes podem automaticamente alertar os gerentes ou funcionários para mudanças na loja que precise de atenção imediata. Por exemplo, um sistema de refrigeração com capacidade para IoT facilita o cumprimento dos regulamentos de segurança alimentar. Se a temperatura subir acima de um nível predefinido, os sensores inteligentes acionam um alerta no sistema de gerenciamento de tarefas, enviado diretamente ao gerente da loja como uma tarefa urgente. As lojas não precisam mais depender de um indivíduo que perceba o problema e o encaminha para a pessoa correta. Sensores inteligentes podem ser usados ao redor da loja para alertar gerentes e associados sobre tudo, desde estoque baixo até filas longas. A interface desses alertas em um sistema de gerenciamento de tarefas garante que eles sejam priorizados corretamente e sejam incorporados ao fluxo de trabalho geral da loja.
A tecnologia de varejo da IoT também cria novos caminhos para os associados da loja melhorarem a experiência do cliente. A integração com sistemas de atendimento omnichannel e aplicativos de clientes permite que os associados respondam de maneira mais rápida e eficaz às necessidades do cliente. Outras tecnologias emergentes poderiam potencialmente usar localização e personalização para impulsionar a experiência do cliente. A integração da IoT com uma poderosa solução de gerenciamento de tarefas torna a própria loja uma ferramenta para gerar visibilidade e capacidade de resposta, alertando instantaneamente os gerentes e associados de mudanças, problemas e oportunidades.
A implementação de novas tecnologias de varejo pode ser um processo desafiador e os varejistas costumam ficar justificadamente nervosos. Essas tecnologias são apenas uma parte de uma solução total de operações da loja que aprimora as comunicações e dinamiza o fluxo de trabalho visando converter mais vendas. Centralizar e automatizar o gerenciamento de tarefas libera os gerentes e associados para se concentrarem no engajamento dos clientes e na promoção de vendas.